Sobre o projeto

Por tratar-se de documentos em um processo mais elevado de degradação, os bens gráficos são um dos suportes mais problemáticos na preservação dos acervos da UFC, em alguns casos influenciados pelas condições climáticas do Ceará. Pensando nisso o LACOR elabora o Projeto Plano de Gerenciamento de Riscos e Preservação de Acervos da UFC, com o intuito, de mapear os agentes de riscos do acervos da Instituição para propor ações que visam preparar a comunidade da Universidade que atuam diretamente com estes acervos para qualquer situação de risco para os bens culturais gráfico da UFC.

Risco é a probabilidade de algo acontecer, causando diversas gradações de perigos ou efeitos negativos... Estes estão ligados a fatores relacionados ao edifício, ao território(características geográficas e/ou climáticas) e também a fatores socioculturais, políticos e econômicos de uma determinada região.

Identificados os riscos, tem inicio o estudo de cada agente de riscos, para que possa ser desenvolvidas estratégias que pensem a eliminação ou a estabilização destes diante do acervo, seguindo os procedimentos de como: Detectar, evitar Bloquear, Responder e Recuperar.